Sintomas Iniciais da Artrite Reumatoide: Como identificar os primeiros sinais da doença.
A Artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que afeta as articulações, principalmente as pequenas articulações como as das mãos, punhos e pés, podendo causar dor, edema e vermelhidão nas articulações afetadas e, se não tratada, pode levar a deformidades irreversíveis.
Nesta condição, o sistema imunológico ataca erroneamente as próprias células do corpo, principalmente as membranas sinoviais das articulações. A causa é desconhecida e acomete as mulheres duas vezes mais do que os homens. Inicia-se geralmente entre 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade.
A boa notícia é que a artrite reumatoide tem tratamento e se iniciado precocemente evita essas deformidades, fazendo com o que o paciente tenha uma vida funcional e ativa. Por este motivo é importante que você saiba os sintomas e sinais da artrite reumatoide para que busque ajuda o quanto antes.
Você deve suspeitar de artrite reumatoide se apresentar os seguintes sintomas:
Dor e inchaço nas juntas: Dor e inchaço que persistem por pelo menos 6 semanas em pelo menos 3 articulações, principalmente em articulações pequenas como mãos, punhos e pés. Geralmente simétrica, ou seja, afetando ambos os lados do corpo, por exemplo punhos direito e punho esquerdo.
Rigidez matinal: Rigidez prolongada nas articulações ao acordar de manhã ou após longos períodos de inatividade, que geralmente dura pelo menos uma hora.
Fadiga: Cansaço extremo que não melhora com repouso.
Inapetência: a perda de apetite pode ocorrer devido à inflamação sistêmica.
Nódulos subcutâneos: Pequenos nódulos sob a pele, geralmente nos cotovelos e dedos.
Sintomas sistêmicos: Pode haver febre baixa, suores noturnos e perda de peso não intencional.
Se você estiver apresentando estes sintomas, especialmente se os sintomas articulares persistirem por mais de seis semanas, é aconselhável procurar um reumatologista. O diagnóstico de artrite reumatoide geralmente envolve uma combinação de exames clínicos, testes laboratoriais (como exames de sangue para detectar fator reumatoide e anticorpos anti-CCP) e exames de imagem (como radiografias).
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado da artrite reumatoide podem ajudar a prevenir danos articulares permanentes e melhorar a sua qualidade de vida.